Páginas

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DCE Representa #2: Conselho de Graduação

O CONSELHO DE Graduação da UFJF é um conselho consultivo e deliberativo, isto é, de poder decisório sobre as demandas de contexto e implicações nas normas, políticas e demais questões referentes à graduação, como alterações curriculares, estabelecimento e/ou aperfeiçoamento e votação do Calendário oficial a UFJF, projetos pedagógicos de cursos, programas de bolsas acadêmicas ligadas à PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação -, como monitoria e treinamento profissional.

No CONGRAD o Diretório possui 7 cadeiras, e vem participando das discussões em toda reunião em que é convocado. Esta é uma pauta importante para nós. Fazer parte dos espaços de discussão é vantajoso, pois mantém-nos informados sobre o que se passa na universidade, mostra que o Diretório é ciente de suas responsabilidades quanto à representação acadêmica, que tem opinião na defesa dos interesses acadêmicos e, assim, fortalece o movimento estudantil local.

Na quarta-feira (17) houve Reunião do CONGRAD, e a pauta do dia incluiu propostas de flexibilizações curriculares, de fechamento do calendário de 2011 para a UFJF, decisão quanto à remuneração dos bolsistas no Programa de Monitoria Júnior e a discussão sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional do Consórcio das IFES Sul/Sudeste - MG.

As discussões e votações ocorreram de forma rápida e de maneira tranquila. O ponto de pauta em que houve mais participação foi sobre o PDI do Consórcio, embora sua votação não tenha sido colocada em pauta. As mesmas dúvidas que o Diretório por diversas vezes elencou pairaram no ar: a origem detalhada dos recursos, a autonomia universitária, a representação estudantil na gestão do Consórcio, entre outros. Os professores se mostraram apreensivos em razão de uma provável sobrecarga, muito embora o número de vagas em cada disciplina destinadas à mobilidade acadêmica seja  de apenas duas vagas. Já os funcionários destacaram que vêm realizando discussões internas a respeito do tema, e que desejam assegurar aos TAE's, entre outros, direitos como mobilidade, condições de trabalho que não sobrecarreguem seu serviço e representatividade na gestão do projeto. 

Todos, contudo, destacaram que vêem a iniciativa com otimismo, já que a proposta visa a uma maior cooperação entre as universidades parceiras, beneficiando grupos de pesquisa, alunos em mobilidade, técnicos, infra-estrutura conjunta, visibilidade científica internacional. Nas intervenções do Diretório Central sempre defendemos que o Consórcio deve atender ao desenvolvimento regional em cada uma das instituições participantes, contribuir para a melhoria e expansão das políticas de assistência estudantil, como também da mobilidade acadêmica e a socialização, entre as parceiras, de projetos bem-sucedidos. Sabemos que o PDI ainda está em construção, portanto não é totalmente esclarecedor. Maior rigor quanto a detalhes virão oportunamente, quando da assinatura do Contrato de Consorciação. A lei estabelece que o prazo máximo  de consorciação é de 5 anos, podendo ser renovado obedecendo-se aos espaços de deliberação em cada uma das UF's. 

O Diretório Central sugeriu, inclusive, em uma reunião do CONSU - Conselho Superior - a realização de debates setoriais, a serem convocadas pelos Conselhos de Unidade, e um geral, organizado pela Reitoria, com a presença de Luiz Cláudio Costa, Reitor da UFV e diretor do Consórcio. A sugestão foi acatada e a agenda de debates e votação, estabelecida. Em nota, a Reitoria nos comunicou que, por problemas de agenda de Luiz, o debate não poderia ser realizado conforme acordado em reunião, isto é, entre 08 e 12 de novembro. Há agora uma sinalização em torno do dia 1º de dezembro. Estamos atentos e, uma vez confirmados, divulgaremos intensamente para que todos estudantes saibam e possam  participar. A nós interessa que o projeto seja construído com as contribuições de todos, e que todas as dúvidas venham a ser dirimidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário