Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

DCE Representa #1: Outras Palavras em sua primeira reunião no CONSU (2)

O DIRETÓRIO ENTENDE que as mudanças que foram implementadas através do REUNI colocam os cursos e os estudantes da UFJF numa situação de avaliação e acompanhamento constante, pois vivenciamos um processo muito vigoroso de expansão, um processo em curso. Sendo assim,  o DCE acredita que é imperativo garantir condições para que a política pautada pelo Consórcio se comprometa com a qualidade da Educação e a consolidação das atuais políticas públicas para Educação Superior no país, atualmente  em andamento em nossa instituição, de modo que contribua efetivamente com a mobilidade, acadêmica, a Assistência Estudantil para os universitários em mobilidade, o fortalecimento dos programas de Pesquisa e Pós-Graduação, o incentivo à cooperação e o comprometimento com o desenvolvimento regional das áreas de abrangência das sete instituições, entre outros avanços que são necessários.

Temas como autonomia universitária, financiamento e forma de gestão são fundamentais, e foram destacados pelo DCE em sua intervenção. Assim como a defesa da representatividade discente paritária da nossa categoria no Comitê Gestor do Consórcio, que ainda não está prevista na versão mais recente do PDI (http://bit.ly/bd8pVL).

É dever do Diretório publicizar as informações obtidas sobre o andamento da matéria e convocar toda a galera para construir  e debater tais propostas. Quanto às datas de debates, acordamos um calendário de discussões:

- 18 de outubro a 05 de novembro: discussões nos Conselhos de Unidade
- entre 08 e 12 de novembro - a depender das agendas dos membros da mesa: debate geral com toda a comunidade acadêmica e relatoria com as ponderações que forem propostas
- a critério dos Conselhos, a proposta volta para discussão nas Unidades
- 30 de novembro: votação do Plano no Conselho Superior

Nenhum comentário:

Postar um comentário