Páginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Editorial #1: Por Dentro do Consórcio Universitário

Página do Consórcio na internet
“Em reunião em Brasília, dia 19 de julho de 2010, os reitores das universidades federais de Alfenas, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, São João Del Rei e Ouro Preto reuniram-se com o ministro Fernando Haddad, a secretária da SESu, Maria Paula, o secretário executivo do MEC, Henrique Paim, e o presidente da Capes Jorge Guimarães para discutir a proposta de criação de um consórcio das instituições federais de ensino superior  localizadas nas regiões sul-sudeste  de Minas Gerais.”

 Leia aqui  “A história” da construção do
 projeto, no site do Consórcio

ESTAMOS ACOMPANHANDO o processo de elaboração e de discussões sobre o Consórcio Universitário, iniciativa que está sendo articulada entre as 7 universidades federais das regiões Sul e Sudeste de Minas e que pretende, de acordo com o PDI – Plano De Desenvolvimento Institucional – que está sendo elaborado entre as instituições, incentivar a mobilidade acadêmica entre estudantes, planos comuns de gestão de pessoas, fomentar parcerias em projetos, entre outros. As verbas viriam de um recurso extra do Ministério da Educação, e não comprometeriam os orçamentos individuais das UF’s. Além disso, o texto do Plano observa que a autonomia universitária será mantida e que a adesão ao possível Consórcio não implicaria em única entidade autárquica federal.

DCE e lideranças estudantis mineiras
O PDI destaca a importância de se desenvolver uma política de inserção internacional das atividades de pesquisa e produção acadêmica na pós-graduação - como oportunamente destacou Fernando Haddad, Ministro da Educação, em seu pronunciamento na UFJF no dia 17/09, na ocasião da inauguração da nova Praça Cívica -, a garantia de assistência estudantil (via PNAES e via programas da universidade receptora) aos estudantes em mobilidade, a promoção de ações integradas e inovadoras de extensão e cultura, desenvolvimento sustentável, tecnológico e do conhecimento, de se realizar pesquisas estratégicas para o desenvolvimento do país, entre outras propostas. O grupo de sete Reitores vem se reunindo nas universidades envolvidas, em reuniões temáticas como a que ocorreu em Juiz de Fora

O DCE da UFJF convocou reunião entre os DCE’s das outras seis universidades visando conhecer a realidade de cada uma destas universidades e como o Consórcio deveria impactá-las, em que pontos o Plano avança, quais os pontos sob os quais permeiam dúvidas, e construir uma rede articulada entre as entidades, para que o acompanhamento das discussões e notícias sobre o avanço da proposta pudessem ser socializadas entre os líderes estudantis. 
 
"DCE Debate", 30/09/2010
O professor-doutor Eduardo Salomão Condé, diretor do Instituto de Ciências Humanas, convidou o Diretório para uma discussão pública sobre o tema, na útlima quarta (09). Pontuou-se se a distribuição de novos cursos em universidades consorciadas seria afetada pela existência prévia do mesmo curso em outra(s) universidade(s), sobre o leque de oportunidades que seriam abertas quanto à parceria para grupos de pesquisa, a origem dos recursos e da iniciativa, o apoio do MEC, a ausência, até agora, de debates amplos com a comunidade acadêmica, além da data iminente de votação do projeto (30/11) no CONSU – Conselho Superior da UFJF -, em que os estudantes têm sete representantes.

Na penúltima reunião do Conselho - em que foi-nos apresentada formalmente a ideia -  aprovamos conjuntamente uma agenda de discussões, que deveria ser conduzida, naturalmente, antes da votação da matéria no Conselho. Em nota enviada aos Conselheiros via correio eletrônico, no dia 11/11, a Secretaria-Geral da Reitoria informou que o debate geral, pré-marcado para ocorrer na semana passada, foi adiado devido à impossibilidade da presença do Prof. Dr. Luiz Cláudio Costa, Reitor da UFV – Universidade Federal de Viçosa – e diretor do Consórcio. Nesta reunião, a base legal também foi apresentada,  com a inclusão do artigo 54-A na Lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.


"DCE Debate", 30/09/2010
Na época o DCE defendeu um debate em que um representante do MEC e/ou o próprio Luiz Claúdio participasse da mesa, já que o Pró-Reitor de Graduação da UFJF Eduardo Magrone não detinha informações precisas sobre alguns pontos do projeto. Ele próprio sugeriu, durante o debate que Outras Palavras realizou, que houvesse uma discussão sobre o Consórcio com Luiz Cláudio, que, como diretor, centralizaria as informações e detalhes a respeito do projeto. Daí a imprescindibilidade de sua presença. 

O Diretório,  quão antes seja informado, comunicará oficialmente aos estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos a respeito do debate. Queremos um projeto construído com a participação dos acadêmicos, pois o foco desta ideia deve atender ao fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão, à garantia e aprofundamento das políticas de Assistência Estudantil e da complementariedade e riqueza dos currículos estudantis com a diversificação alcançada pela mobilidade. Estamos atentos a esta discussão, pois queremos que o projeto beneficie a todos, especialmente aos alunos das universidades consorciadas.

>>Informações oficiais sobre o Consórcio:
http://www.consorcioifes.ufv.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário