Página do Consórcio na internet |
“Em reunião em Brasília, dia 19 de julho de 2010, os reitores das universidades federais de Alfenas, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, São João Del Rei e Ouro Preto reuniram-se com o ministro Fernando Haddad, a secretária da SESu, Maria Paula, o secretário executivo do MEC, Henrique Paim, e o presidente da Capes Jorge Guimarães para discutir a proposta de criação de um consórcio das instituições federais de ensino superior localizadas nas regiões sul-sudeste de Minas Gerais.”
Leia aqui “A história” da construção do
projeto, no site do Consórcio
ESTAMOS ACOMPANHANDO o processo de elaboração e de discussões sobre o Consórcio Universitário, iniciativa que está sendo articulada entre as 7 universidades federais das regiões Sul e Sudeste de Minas e que pretende, de acordo com o PDI – Plano De Desenvolvimento Institucional – que está sendo elaborado entre as instituições, incentivar a mobilidade acadêmica entre estudantes, planos comuns de gestão de pessoas, fomentar parcerias em projetos, entre outros. As verbas viriam de um recurso extra do Ministério da Educação, e não comprometeriam os orçamentos individuais das UF’s. Além disso, o texto do Plano observa que a autonomia universitária será mantida e que a adesão ao possível Consórcio não implicaria em única entidade autárquica federal.
DCE e lideranças estudantis mineiras |
O DCE da UFJF convocou reunião entre os DCE’s das outras seis universidades visando conhecer a realidade de cada uma destas universidades e como o Consórcio deveria impactá-las, em que pontos o Plano avança, quais os pontos sob os quais permeiam dúvidas, e construir uma rede articulada entre as entidades, para que o acompanhamento das discussões e notícias sobre o avanço da proposta pudessem ser socializadas entre os líderes estudantis.
"DCE Debate", 30/09/2010 |
Na penúltima reunião do Conselho - em que foi-nos apresentada formalmente a ideia - aprovamos conjuntamente uma agenda de discussões, que deveria ser conduzida, naturalmente, antes da votação da matéria no Conselho. Em nota enviada aos Conselheiros via correio eletrônico, no dia 11/11, a Secretaria-Geral da Reitoria informou que o debate geral, pré-marcado para ocorrer na semana passada, foi adiado devido à impossibilidade da presença do Prof. Dr. Luiz Cláudio Costa, Reitor da UFV – Universidade Federal de Viçosa – e diretor do Consórcio. Nesta reunião, a base legal também foi apresentada, com a inclusão do artigo 54-A na Lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
"DCE Debate", 30/09/2010 |
O Diretório, quão antes seja informado, comunicará oficialmente aos estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos a respeito do debate. Queremos um projeto construído com a participação dos acadêmicos, pois o foco desta ideia deve atender ao fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão, à garantia e aprofundamento das políticas de Assistência Estudantil e da complementariedade e riqueza dos currículos estudantis com a diversificação alcançada pela mobilidade. Estamos atentos a esta discussão, pois queremos que o projeto beneficie a todos, especialmente aos alunos das universidades consorciadas.
>>Informações oficiais sobre o Consórcio:
http://www.consorcioifes.ufv.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário