Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

EB #1: Dos 14 fisioterapeutas que atuam no serviço público de saúde em JF, 7 são temporários

As entidades de base - Centros e Diretórios Acadêmicos - têm espaço garantido aqui no blog! Abaixo, contribuição do DA de Fisioterapia.

NO DIA 13 de Outubro celebrou-se o dia do Fisioterapeuta. Em meio às comemorações, há muito  a ser cobrado pela população em relação aos serviços prestados na cidade, alerta Lucas Cavalcanti, Presidente do Diretório Acadêmico de Fisioterapia, da UFJF. Ele explica que, dos 14 fisioterapeutas que atuam na cidade, metade é composta por trabalhadores temporários.


Com objetivo de divulgar esta alarmante realidade, o “Diretório Acadêmico 13 de Outubro” iniciou um movimento a favor da saúde no município de Juiz de Fora. Na manhã de 13/10, dia do Fisioterapeuta, foi organizado no Calçadão da Halfeld um Ato Público que contou com a presença de cerca de 50 universitários do curso e abordou a população informando e alertando sobre dados da situação crítica em que se encontra o acesso à fisioterapia pelo SUS no município.

Das 56 UBS's da cidade, apenas duas contam com fisioterapeutas. A atenção secundária é oferecida de maneira igualmente precária, pois com exceção da clínica de Benfica, que possui 4 fisioterapeutas e realiza cerca de 60 atendimentos diários, o serviço é feito através de convênios com clínicas particulares, sem qualquer controle de qualidade por parte da prefeitura, ou mesmo critérios bem estabelecidos para direcionamento dos usuários para atendimentos de maneira adequada, destaca Lucas.

O presidente do DA é contundente ao explicar: "na atenção terciária observa-se um panorama semelhante, visto que a prefeitura conta com apenas  6 fisioterapeutas para todo o Hospital de Pronto Socorro (HPS). Negar o serviço à população significa atrasar a alta hospitalar e o tempo de internação, além de mais uma vez sobrecarregar a atenção secundária."

Esses dados foram expostos à população, mas não  o DA não pára por aí. O “D.A. 13 de outubro” deu seu primeiro passo, porém não resolverá a situação sozinho. Está sendo criado um cronograma de atividades que pretende garantir a TODA população o acesso à saúde, de maneira universal, igualitária e com equidade. Para tal, precisa-se do apoio de TODOS: profissionais, acadêmicos, professores, da UFJF e outras instituições, da fisioterapia e de outras profissões.
 
A SAÚDE não está apenas  relacionada a profissionais fisioterapeutas, médicos, enfermeiros e outros. É dever do ESTADO fornecê-la de maneira digna e adequada, mas é dever de cada CIDADÃO exigir dos representantes do Estado por ele eleitos  seriedade e empenho em oferecer os serviços de maneira adequada, ressalta Lucas.


 >>Para mais informações, acesse:

>>Contato do Presidente do DA 13 de Outubro
lucasfisioufjf@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário