Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Administração Superior se cala

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR SE CALA
A reunião que havia sido marcada para segunda-feira (20) só aconteceu na terça (21)*

O Diretório Central dos Estudantes se reuniu na terça-feira (21) com a Administração Superior da UFJF e o Comando de Greve dos TAs. O DCE foi para essa reunião com a pauta única de negociar com a reitoria e pressioná-la para que ela garanta o funcionamento do Restaurante Universitário do Campus. O primeiro a pedir a palavra foi o reitor Henrique Duque, que logo de início manifestou a seguinte decisão: a Administração Superior não irá tomar qualquer atitude de interferência no movimento grevista. Ela decidiu, portanto, se abster de tentar negociar e procurar alternativas que atenuem todo o prejuízo causado aos estudantes para não entrar em atrito com os sindicalistas e a classe. Ou seja: o RU não está aberto porque a reitoria não quer!
O argumento utilizado por ele foi o de que a greve é de amplitude nacional, e que, portanto, a Administração Superior pouco poder tem para cessá-la. No entanto, existe uma incoerência nessa informação: o RU do Campus tem seu serviço prestado, em sua maior parte, por uma empresa privada/terceirizada – a Denjud. Sendo assim, nesse caso, a Administração Superior pode e deve garantir o funcionamento do Restaurante Universitário, pois é o reitor quem responde pelo contrato com tal empresa. Por exemplo: os TAs da UFV (Universidade Federal de Viçosa) também estão de greve, e o RU de lá – de situação semelhante à nossa (terceirizado) – está funcionando todos os dias.
Que fique claro: estamos trabalhando todos os dias para que a situação se resolva, desde o dia em que a greve foi deflagrada, no dia 8, tivemos a conquista de garantir a abertura do RU Campus até o dia 14 e desde então não cruzamos os braços nem por um momento. Afinal, também somos estudantes, e estamos sentindo na pele todas as consequências desse movimento. Nesse sentido, nossa luta principal é a de garantir o RU Campus funcionando todos os dias, mesmo que limitadamente, principalmente para realizar o atendimento àqueles que contam com os apoios de Alimentação e Manutenção.

*adiada pela Administração Superior



Nenhum comentário:

Postar um comentário